Você sabia?
Perguntas Frequentes
1. Engenharia Clínica é só Manutenção?
Não, o serviço de Engenharia Clínica engloba além da parte técnica o gerenciamento dos equipamentos e dos serviços atrelados a eles. Sendo atividades inerentes a Engenharia Clínica: Realizar inventários, análise de risco, avaliar a relação custo-benefício de tecnologias médicas, rastrear dispositivos, adequar equipamentos ao ambiente proposto para garantir a eficácia do equipamento e a segurança dos operadores e usuários. Além de Realizar inspeção periódica de rotina, testes e calibração de equipamentos, manutenções preventivas e corretivas, treinamento.
2. Sou obrigado a ter engenharia clínica na minha EAS – Estabelecimento Assistencial de Saúde?
: A RDC N° 2 – JANEIRO DE 2010, diz que: O estabelecimento de saúde deve definir e padronizar critérios para cada etapa do gerenciamento de tecnologias em saúde abrangidas por regulamento técnico e utilizadas na prestação de serviços de saúde. A elaboração do Plano de Gerenciamento, bem como, as etapas e critérios mínimos para o gerenciamento de cada tecnologia em saúde abrangida por este regulamento deve ser compatível com as tecnologias em saúde utilizadas no estabelecimento para prestação de serviços de saúde, obedecer a critérios técnicos, à legislação sanitária vigente e seguir as orientações dispostas no Guia de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde publicado pela Anvisa. O estabelecimento de saúde deve designar profissional com nível de escolaridade superior, com registro ativo junto ao seu conselho de classe
3. É verdade que a Engenharia Clínica traz redução de gastos?
Sim, a redução de custos se dá tanto no gerenciamento até a manutenção, o departamento de EC analisa a viabilidade de aquisição e define a desativação e descarte dos equipamentos, havendo rastreabilidade dessas informações em toda sua vida útil. Possibilitando a redução de gastos minimizando a terceirização com manutenções e outros serviços externos.
Faça a sua pergunta